15 de dezembro de 2009

"Frio em Leiria" by TVI


Caros leitores,

Hoje enquanto visitava o site da TVI e TVI24 (estes canais tão magnificamente cheios de boas noticias) deparei-me com uma indecisão entre duas notícias claramente “fantásticas”, uma que visualizei hoje no Jornal da Uma e outra de alguns dias atrás. Apenas sinto pena que a afluência destas notícias que enriquecem a minha cultura seja tão grande, no entanto, tentarei não me esquecer de nenhuma apesar de só ter tempo para postar uma por dia.

Sendo assim a minha eleita de hoje é uma noticia sobre um frio que se fez sentir hoje na cidade de Leiria. A reportagem começa com essa informação, até que o repórter vai a uma taberna, denominada “Taberna do Centro de Estágio” onde tem conhecimento que várias pessoas bebem “pênaltis de tinto” logo pela manha e se depara com umas figuras bastante peculiares que afirmam entre várias frases célebres as que vou enunciar. Ao entrar na taberna um senhor sentado ao balcão diz que costuma beber um tintinho logo pela manha para aquecer e para começar logo a bebedeira (algo comprovado cientificamente suponho), oferece então ao jornalista um copito, que reage dizendo que não pode beber porque não está habituado visto que costuma beber café (lindo menino, o melhor era mesmo beber um copinho com leite, mas pronto, o café até faz bem a algumas coisas), dando a entender logo de seguida o embriagado (se não for demasiado preconceito o chamar isso) que café é para meninos (homens de barba rija também não bebem tinto, bebiam logo um bagaço, portanto suponho que ele seja de meia ideia).

Passadas algumas entrevistas com outros seres frequentadores desse estabelecimento que confirmam o poder de aquecimento desta bebida dos deuses que faz com que as pessoas sigam para o trabalho mais “porreirinhas”. Surge então outro filósofo do álcool que afirma ser diabético, sendo que desta forma não pode ingerir açúcar e consequentemente café (eu não tenho a certeza, mas penso que há pessoas que bebem café sem açúcar), por isso, este ingere o famoso “pênalti de tinto” logo pela manha (eu sei que café sem açúcar faz mal devido a acidez mas será que o álcool também não faz …hum…).

Agora uma pequena reflexão minha. Numa sociedade em que os jovens começam a beber sem moderação cada vez mais cedo, aumentando significativamente o numero anual de entradas hospitalares de comas alcoólicos será produtivo dar noticias destas sem o mínimo interesse se não o cómico? Será que não aconteceu nada de interessante no mundo na noite passada ou esta manha que se possa sobrepor a isto?

Deixo-vos agora a pensar sobre o quão importante foi esta reportagem da TVI para a população portuguesa em geral e para a cultura de cada um...


Com as sinceras saudações,
O Mujahideen

Sem comentários:

Enviar um comentário